Amigos e Amigas sempre por aqui:

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Meu primeiro livro - Teresa

             As minhas lembranças de leitura vêm de muito tempo atrás, quando eu ainda era bem pequena.  Na minha memória, estão muito ligadas aos "gibis" e álbuns de figurinhas antigos.
              Lembro de ficar muito tempo ao lado do meu pai, folheando páginas coloridas, enquanto ele me contava as estorinhas guardadas naquelas revistinhas "mágicas"...  Aos meus olhos de criança, era como viajar num mundo de sonhos!    (  na foto acima,eu,minha avó Fernanda e meus livros  )
             Mas na nossa casa, não havia muitos livros não.  Naquela época, a vida financeira dos meus pais era bem limitada, e com 3 filhos pequenos pra criar, os livros eram considerados ítens de luxo.   Sendo assim, os poucos que por lá apareciam, eram de temas adultos, trazidos da casa de meu avô, onde meu tio (irmão mais velho do meu pai) já era professor de inglês.  E como esse meu tio também adorava ler estórias em quadrinhos (naquele tempo tinha muito Almanaque Disney, Recruta Zero, Fantasma,Mandrake, Turma da Luluzinha...), eram essas revistinhas que encantavam a minha infância!
           E foi mesmo na escola que tive um contato mais "real" com o mundo dos livros, graças também ao esforço de nossa professora,   a querida tia "Wanda",que sempre tinha uma pequenina coleção de livros infantis que "viajavam" pelas mãozinhas dos alunos...  No final do antigo primário, foi ela quem nos presenteou, no Natal, com o livro infantil "A Sementinha Bailarina", meu primeiro livrinho de criança!  Lembro de como fiquei apaixonada por ele, e o levava comigo para todos os lugares... Ele conta a estorinha de uma "semente", e sua difícil aventura, até se tornar uma bela plantinha !  Não é à toa que adoro as plantas até hoje... (Rs...)
        Já no meu primeiro ano de "ginásio" (hoje sexto ano) , quando eu tinha 11anos, foi que eu realmente li o meu primeiro "livro" propriamente dito, quero dizer,  um livro com muitas páginas e "sem figuras", mas cuja estória me encantou e me cativou para sempre ao mundo da literatura: "Memórias de um cabo de vassoura" de Orígenes Lessa, livrinho que conta a terna estória de uma vassoura e sua amizade com um menino... Este guardo, com carinho, até hoje comigo!

       Desde lá para cá, na minha casa hoje cheia de livros, perdi a conta, à muito tempo, dos livros que passaram pelas minhas mãos. E posso dizer que eles são e sempre foram pra mim, fiéis companheiros de aventuras, companhias agradáveis e que tanto me acrescentaram, e acrescentam até hoje,  muito conhecimento e emoção! E sei que foi principalmente por causa deles, que aprendi a semear e a realizar muitos dos meus sonhos... Pois meus livros são pra mim como pequeninas bençãos de Deus no meu caminho!

                                   Meu abraço carinhoso no coração de todas as meninas que leem!!!!
                                                      Teresa
         

8 comentários:

AnaCristina disse...

luluzinha eu era viciada!! rsrs gostei do titulo desse livro...rsrsr

Pitadasdilu disse...

Oi Teresa! Que lindo teu relato! E que maravilha ter teu 1° livro guardadinho, também achei lindo o título do livro.
Bjos, Lú.

Patty disse...

Eu não tive muitos livros infantis, Teresa, o dinheiro era curto. Por isso ataquei o que havia em volta, livros adultos, revistas, jornais e muitos gibis. Eu tb adorava ler as cartilhas da escola! Eu nunca fui normalzinha mesmo. Bjs.

Cristin disse...

QUE TÍTULO MAIS LINDINHO!!!! AMEI!

Bj bonita

lenalima disse...

Ah!!! eu gostaria de ler esse livro, Memórias de um Cabo de Vassoura...deve ser divertido.
bjsss

Cores do caminho disse...

Oi minha flor, nao sei porque cargas dáguas segui o link e vim parar aqui, um instante de confusao, sem entender...rsrs. Mas logo percebi que estás a contribuir com esse maravilhoso espaço. Amiga querida, agui em nossa terrinha goiana o tempo ainda esta ameno, e acreditas que ainda esta a chover? Está tudo mudado mesmo, nao tinha lembranças de chuva em pleno mes de junho.
Mas se o Pai do Céu assim deseja, que assim seja.

Parabens pela participaçao, nao conheço esse livro, mas a julgar pelo autor deve ser otimo.

Minha querida sempre me alegra sua presença e carinho la no "Cores".
Bjks e fika com Deus.

Fabi Teixeira disse...

Tete!
Li muito gibi, adorava! Monica, Magali, Luluzinha, Disney. Memorias de um cabo de vassoura tbem da minha epoca.
Me identifiquei muito com teu post.
Beijosssss

Unknown disse...

Memorias de um cabo de vassoura foi o meu primeiro livro.me lembro que a minha mãe chegou com um para cada uma das filhas.eu amei o livro....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...